Lowrider

Lowrider além dos carros, uma cultura!

Quem nunca reparou nos carros estilizados, rebaixados com cores e detalhes bem diferentes do que estamos acostumados a ver pelas ruas, pode conferir nessa matéria como surgiu e como funciona o Lowrider.

O Lowrider, como são chamados, foram descobertos na década de 50 nos Estados Unidos, mais precisamente na Califórnia graças aos mexicanos que ali residiam e transmitiam um pouco da cultura mexicana ou Chicana. Admiradores de carros, os americanos possuíam a tecnologia, aproveitaram a ideia dos latinos e se especializaram para compor e montar os carros.

Na época essa customização dos veículos foi proibida pelas autoridades locais  impedindo então de usarem carros rebaixados. Assim, o sistema que abaixa e levanta os carros foi criado, permitindo ter um veículo rebaixado e dentro da lei.


O lowrider tem como características básicas carros das décadas de 50 a 70 (Chevrolet Impala) sem nenhum tipo de customização externa, com exceção a pintura, da capota conversível e das rodas raiadas. A suspensão do Lowrider não é a ar, mas sim hidráulica e é alimentada pelas baterias localizadas no porta-malas (oito baterias ou mais) e o dono do carro controla a suspensão com um conjunto de chaves que controlam a altura de cada roda do carro, sendo possível fazer o carro pular ou andar sobre três rodas (Three Wheel Motion).



No Brasil os LowRiders ainda é minoria, mas que por onde passam despertam a curiosidade de quem nunca viu. O primeiro carro com suspensão hidráulica do Brasil foi construído em meados de 1997 por Sergio Hideo Yoshinaga erradicado no Japão (Maior colônia lowrider fora dos EUA) estudou e criou os primeiros carros.

Hoje, um dos nomes mais conhecidos no mundo do Lowrider na terra da garoa é o Ricardo Petito mais conhecido como o pesadelo do Lowrider.

Petito demonstra seus carros, pulos e detalhes em feiras e competições transformando num verdadeiro show que caminha com a cultura Chicana. Você pode conferir o show dos carros aqui!


Agrega-se a imagem do Lowrider aos rappers americanos que customizam os veículos com rodas banhadas a ouro, diamantes em alguns detalhes, ou até mesmo pintura do motor banhada a ouro, mas que também podem ser comparados a outros estilos de cultura, como DUB ou Custom. Mas isso é história para outro dia.

Dica!
Se você gostou e ficou com vontade de conferir de perto os lowriders em ação? Fique ligado no Under Dog SP e saiba quais serão as próximas feiras e competição.