Moda


A MODA DAS RUAS INVADE AS PASSARELAS


Quando foi criada em 2007, a marca de Streetwear SUMEMO tinha um objetivo: Ser conhecida pelo universo do skate brasileiro. Passados cinco anos, o cenário é completamente diferente do imaginado e mais promissor do que foi planejado. Pra quem anda em grandes shoppings, freqüenta a alta sociedade, talvez não conheça o que significa quem veste ou até se existe realmente essa grife. Mas se você freqüenta as baladas underground da Rua Augusta, shows de rap ou os ‘rolês’ de Skates dos ‘ibira boys’ e seus aliados, sabe do que se trata. 


Alex Poisé, owner da Sumemo 
Para entender a marca de streetwear SUMEMO vamos contar uma pequena história que começa em Venice que é um dos bairros mais badalados de Los Angeles (Califórnia). Venice é um polo de criatividade de novos esportes e tendências jovens. Foi lá que o surf foi cultuado e praticado e onde pioneiros skatistas, os Z-Boys, criaram o surf do asfalto. Das calçadas de Venice vieram as tendências do Surfwear e muitas outras. Nos anos 60 Venice foi o centro artístico da geração Beat e por lá moraram e moram artistas e músicos, como Frank Zappa, Jim Morrison (The Doors foi formado em Venice), Nicolas Cage, Julia Roberts, Lindsay Lohan e até Arnold Schwarzenegger que começou sua carreira de ator depois de se tornar um fisiculturista e treinar regularmente em Venice no famoso Ginásio de Ouro “a Meca do Fisiculturismo”. Formado por uma mistura étnica de maioria negra e latina, Venice viu também crescer e estar envolvida pelas famosas gangs de Los Angeles. Foi neste ambiente que Alex “Poisé”, proprietário da marca, morou por muitos anos.

Confira a entrevista do “Poisé” ao portal Vírgula, falando sobre sua história e por que ele criou a marca. Confira aqui. 

Álvaro Porque, irmão de Poisé e skatista 
Um dos destaques da marca, o fashonista Dudu Bertholini, explica qual é a idéia das coleções e o que pode trazer das ruas para as passarelas. “A moda é um estilo livre e uma forma de se expressar através de roupas, e as ruas têm isso na essência. Nas passarelas não é diferente, por isso acredito que essa combinação será uma boa”, acredita.

Para muitos, a entrada de uma marca conhecida no mercado underground desfilar em passarelas é considerado uma afronta para quem curtia a marca antes da grande mídia. Bertholini discorda, “Antes isso poderia ser encarado como exclusividade, mas nos dias de hoje é puro egoísmo. As roupas precisam ser feitas para um maior número de pessoas e nas passarelas, ela alcançará esse nível”, acrescenta. Confira fotos do desfile que deu o que falar e alçou a grife a todos os sites de moda. Clique aqui

Dudu Bertolhini, feshonista da grife e estilista da Neon
A marca caiu nas graças de celebridades e músicos do Brasil, alguns rappers americanos curtiram a idéia e também encampam os pensamentos do Skatista Paulistano. Com um contato maior com o mundo artístico da Califórnia, muitos freqüentadores do local gostaram das roupas e pedem para que a grife vá para a Costa oeste americana.

O rapper americano Pep William no desfile da marca em São Paulo